O projeto "Artes Integradas em Curso" propõe a difusão da arte realizando atividades culturais gratuitas na cidade de Macaé no período de julho a dezembro de 2023. Dentre as atividades oferecidas estão as Oficinas Culturais e Workshops realizados na sede do CIEMH2 Núcleo Cultural, no bairro Sol y Mar, Mostras Artísticas em diferentes bairros de Macaé, Espetáculo Musical como culminância do projeto além de ações culturais realizadas em escolas públicas como atividade de formação de plateia.
E no sábado, 01 de julho, será realizado o evento de Lançamento do projeto às 10h na Praça Veríssimo de Melo, no Centro de Macaé. A primeira Mostra Artística contará com apresentações da Cia Chirulico, DJ Laary Reys, Represent Dance Crew e Rafael Souza, contará ainda com Aulas Livres de Dança, Circo e Teatro, um Espaço de Leitura com títulos literários para todas as idades, Exposição fotográfica Cantos de Macaé do fotógrafo Raphael Bózeo, Intervenções com o DJ Avellar e muito mais.
O projeto tem o patrocínio da EDF Brasil, via Lei de Incentivo à Cultura e realização do CIEMH2 Núcleo Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.
ATRAÇÕES ARTÍSTICAS
A Cia Chirulico é uma companhia de Arte Pública, Palhaçaria, Teatro de Bonecos e Música criada em 2013 por Anthony Brito e Aline Barbosa e com sede em Macaé (RJ). A trupe se dedica a pesquisar os palhaços e palhaças brasileiros e as manifestações e folguedos da cultura popular, com o objetivo de promover e dar visibilidade às manifestações artístico-culturais nacionais. Com seus espetáculos e oficinas, o grupo já circulou por festivais, teatros, escolas, convenções e espaços públicos por estados das regiões sudeste, sul e centro-oeste do país.
A Chirulico apresentará o espetáculo CARROSSEL BRINCANTE, um espetáculo de variedades circenses que se utiliza da linguagem da cameloturgia, típica dos artistas de rua brasileiros, para acontecer. Nesse espetáculo de rua o enredo se desenvolve a partir do estabelecimento de vínculo entre palhaço e platéia, através de cenas participativas com números de habilidade, magia e cenas tradicionais de circo.
O Represent Dance Crew foi fundado em 2011 pelo Coreógrafo e Intérprete Thiago Morethe. O grupo vem conquistando seu espaço no cenário artístico nacional, sendo contemplado em grandes eventos e festivais de âmbito nacional, como o Festival de Dança de Joinville, que em dois anos consecutivos foram contemplados com o troféu de 1º Lugar na categoria Solo Feminino Sênior, além dos troféus de 3º Lugar na categoria Duo. Na TV, participou da 2ª temporada da competição de Dança de Rua da TV Xuxa, na Rede Globo, além de participar de ações em bairros da cidade de Macaé.
O grupo apresentará o espetáculo “BECO” onde a obra dialoga em forma de dança as angústias, medos, receios e sentimentos que fazem do cotidiano um tanto quanto complicado para viver, sendo assim, explora como isso afeta ou não cada pessoa e como isso pode mudar hábitos, ideias ou opiniões.
Larissa Reis, conhecida como Dj Laary Reys começou no meio artístico em 2018 com seu repertório focado na Black Music e com suas vertentes e brasilidades, desde então vem atuando em diversos eventos na região como “Tardezinha” (Macaé-RJ), “Primeiro as Damas”, “Papo Reto e Arte Urbana”.
Rafael de Souza, é intérprete-criador do Coletivo Flores, coreógrafo do H2 Funky Crew, educador físico e ministra aulas de Danças Urbanas.
O artista realizará a intervenção intitulada “Aula Show”que tem o objetivo de utilizar o jogo como estratégia metodológica para o ensino da dança.
REALIZAÇÃO: CIEMH2 NÚCLEO CULTURAL
O CIEMH2 Núcleo Cultural, é uma associação sociocultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 2005 e sediada em Macaé/RJ, e primeiro Ponto de Cultura da cidade. Foi criada com o objetivo de abrir espaço e facilitar a participação efetiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas questões sociais da comunidade e do mundo. Concretizando-se por meio de ações socioculturais que possibilitam a construção de novos saberes, a troca de aprendizados, de informações, desenvolvendo habilidades, a busca de um trabalho, a realização profissional e/ou pessoal. Sua ações baseiam-se em:
• Oficinas culturais gratuitas na área de: Dança, Teatro, Canto, Graffiti, Artes Plásticas, Audiovisual, Fotografia, DJ, Iluminação, Sonorização e Produção Cultural.
• Formação de artistas e grupos profissionais;
• Qualificação para o mundo do trabalho e geração de renda;
• Fomento à gestão e produção cultural;
• Residência e intercâmbio com artistas e grupos nacionais e internacionais;
• Pesquisa em dança, cultura Hip Hop, Funk e temas afins.
PATROCÍNIO: EDF BRASIL
Fundada em 2004, a EDF Brasil é parte do Grupo Électricité de France (EDF), a maior empresa de energia elétrica do mundo, presente nos cinco continentes. Como plataforma de desenvolvimento para projetos e serviços de geração térmica e hídrica, produz energia para mais de 4 milhões de pessoas no Brasil, além de também atuar no segmento de transmissão, com planos de expansão para novos negócios. Por meio da gestão eficiente, governança moderna e estrutura consolidada, a EDF Brasil oferece soluções competitivas, combinando inovação, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Com isso, tem se tornado referência em eficiência operacional, contribuindo para a transição energética e a modernização do setor elétrico brasileiro, e assumindo um papel fundamental frente aos objetivos do Grupo EDF no país. A holding EDF Brasil abriga as seguintes subsidiárias: EDF Norte Fluminense, empresa responsável pela usina termelétrica homônima, situada em Macaé (RJ); EDF Serviços, que concentra os contratos de serviços de Operação & Manutenção (O&M) de usinas geradoras; a Sinop Energia, companhia que controla a Usina Hidrelétrica Sinop, em Mato Grosso, e que conta com participação de 51% da EDF Brasil; e a EDF Oiti Transmissora, responsável pelo primeiro empreendimento de transmissão de energia da companhia.
FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral: Dilma Negreiros
Coordenação Artística: Taís Vieira
Coordenação de Produção: Renato Mota
Realização: Ministério da Cultura e CIEMH2 Núcleo Cultural
Patrocínio: EDF Brasil
Comments