Desde o seu lançamento em julho deste ano, o projeto ARTES INTEGRADAS EM CURSO vem fazendo um grande sucesso na cidade de Macaé. Foram quase 500 pré-inscrições para as 200 vagas nas oficinas culturais gratuitas realizadas na sede do CIEMH2, diversas atrações artísticas, aulas livres de dança, teatro,circo, fotografia, exposições de fotografia e graffiti, tudo realizado nas Mostras Culturais que ocuparam praças do Centro da cidade e do bairro Visconde de Araújo. Todas as atividades são desenvolvidas para todos os públicos, de crianças a idosos, e contando sempre com mediação com intérprete de LIBRAS e banheiros acessíveis.
E dando continuidade ao êxito do projeto, no próximo dia 02 de setembro, sábado, o projeto ARTES INTEGRADAS EM CURSO estará presente na Quadra do Morro de São Jorge, situada na Rua General Craveiro Lopes no Bairro Aroeira, próximo ao supermercado Machado. O evento iniciará às 15h e contará com uma diversificada programação com: apresentação do espetáculo "Arruaça" com a Cia Chirulico, solo de dança com o coreógrafo e intérprete Thiago Morethe e a coreografia “BECO" do Represent Dance Crew. A Mostra contará ainda com Aulas abertas de Danças Urbanas, Dança Contemporânea e Percussão, comandando a pista DJ Avellar na companhia de seus alunos da oficina de DJ/Sonorização do projeto, além da exposição “Impressão da mente de um Writer” do grande grafiteiro TALU e do Espaço de Leitura com títulos literários para todas as idades.
O projeto "Artes Integradas em Curso" propõe a difusão da arte realizando atividades culturais gratuitas na cidade de Macaé no período de julho a dezembro de 2023. Dentre as atividades oferecidas estão as Oficinas Culturais e Workshops realizados na sede do CIEMH2 Núcleo Cultural, no bairro Sol y Mar, Mostras Artísticas em diferentes bairros de Macaé, Espetáculo Musical como culminância do projeto além de ações culturais realizadas em escolas públicas como atividade de formação de plateia.
O projeto tem o patrocínio da EDF Brasil, via Lei de Incentivo à Cultura e realização do CIEMH2 Núcleo Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.
SOBRE AS ATRAÇÕES ARTÍSTICAS E AULAS
CIA CHIRULICO
A artista de rua Aline Barbosa apresentará um trecho do espetáculo “Arruaça”, novo espetáculo da Cia Chirulico. Nesse espetáculo os palhaços se apresentam de “cara limpa” (sem maquiagem) e fazem uma homenagem aos artistas de rua, usando a “cameloturgia” como dramaturgia (dramaturgia inspirada na oralidade popular dos camelôs e vendedores ambulantes).
A Cia Chirulico é uma companhia de Arte Pública, Palhaçaria, Teatro de Bonecos e Música criada em 2013 por Anthony Brito e Aline Barbosa e com sede em Macaé (RJ). A trupe se dedica a pesquisar os palhaços e palhaças brasileiros e as manifestações e folguedos da cultura popular, com o objetivo de promover e dar visibilidade às manifestações artístico-culturais nacionais. Com seus espetáculos e oficinas, o grupo já circulou por festivais, teatros, escolas, convenções e espaços públicos por estados das regiões sudeste, sul e centro-oeste do país.
THIAGO MORETHE
Em processo criativo para descoberta de novas movimentações de um corpo de dança urbanas, o solista Thiago Morethe apresenta o estudo de seu trabalho solo (ainda sem título) a fim de experimentar as possibilidades de ocupação do espaço, tempo e música.
Bacharel em Educação Física, dançarino registrado pelo SPDRJ.
Fundador, coreógrafo e diretor do Represent Dance Crew.
Professor de Danças Urbanas na Escola Municipal de Dança de Macaé e desde 2015 até o momento no CIEMH2 Núcleo Cultural.
Intérprete no Coletivo Flores, participou do projeto Artes Integradas em Curso e do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, com circulação no ano de 2016/2017, além do Festival Diagonales de Dansa (Argentina);
Desde 2017 tem conquistado premiações no maior Festival de Dança do País: Festival de Joinville/SC, onde ficou em 3º Lugar na categoria Duo Sênior com a coreografia "Groovin" em Danças Urbanas;
Em 2019 foi selecionado e conquistou o 3º lugar na Mostra Competitiva na categoria Duo Sênior com a coreografia "Gravidade" e selecionado para palcos abertos seu Solo Masculino com a coreografia "Movimento";
Durante a pandemia, em 2020 participou de festivais virtuais e sendo premiado com as coreografias “Estreito” e “Lights Out” no Festival UP.
Em 2022 foi premiado em 2º lugar com seu trabalho solo masculino "Sertão" no Festival Internacional de Dança em Joinville. Participando como Iluminador e coreógrafo na competição do festival com a coreografia “Escutoide” (Duo Júnior) e como dançarino na categoria Duo Sênior com a coreografia “Basics”.
Leciona atualmente no CIEMH2 Oficina de Dança Urbana Infantil pelo projeto Artes Integradas em Curso (Julho à Dezembro de 2023).
REPRESENT DANCE CREW
O Represent Dance Crew foi fundado em 2011 pelo Coreógrafo e Intérprete Thiago Morethe. O grupo vem conquistando seu espaço no cenário artístico nacional, sendo contemplado em grandes eventos e festivais de âmbito nacional, como o Festival de Dança de Joinville, que em dois anos consecutivos foram contemplados com o troféu de 1º Lugar na categoria Solo Feminino Sênior, além dos troféus de 3º Lugar na categoria Duo. Na TV, participou da 2ª temporada da competição de Dança de Rua da TV Xuxa, na Rede Globo, além de participar de ações em bairros da cidade de Macaé.
O grupo apresentará o espetáculo “BECO” onde a obra dialoga em forma de dança as angústias, medos, receios e sentimentos que fazem do cotidiano um tanto quanto complicado para viver, sendo assim, explora como isso afeta ou não cada pessoa e como isso pode mudar hábitos, ideias ou opiniões.
EXPOSIÇÃO DE GRAFFITI
Felipe Dos Santos, o Talu, é escritor de graffiti, ingressou na sua caminhada no graffiti no começo dos anos 2000, como uns dos pioneiros da prática do graffiti no interior do estado, influenciado pelas escritas urbanas que acontecia nesse período na cidade, como tags e bomb, tipografias originárias do graffiti. Suas escritas seguem uma linhagem como os hieróglifos egípcios, que forma o laço entre a sua arte e a sociedade, que ao mesmo tempo busca o entendimento do porquê, para quê, e o que se escreve nas ruas. Talu faz parte de alguns coletivos de escritores de graffiti como a ABL (academia brasileira de letras), SNE (sempre na evolução), CSL (coletivo só letras), VL (viciados em letras), DREAM TEAM INT. (coletivo de escritores de graffiti do Brasil, Itália e Inglaterra) e coleciona participações em festivais e exposições em vários estados do Brasil e em países como EUA, Peru, Venezuela, Itália, Holanda, Alemanha.
DJ AVELLAR
Avellar de Sá é DJ desde 1994, estando com quase 30 anos dedicados ao mundo da música, passou por equipes de som, bailes e clubes de vários municípios do Rio de Janeiro. Desenvolveu trabalhos de sonorização com a conceituada empresa FP Áudio. Atualmente é professor do curso de DJ/Sonorização no CIEMH2 e membro fundador do canal do YouTube "Djs in the house", projeto elaborado em conjunto com os seus ex-alunos Djs Estevão Dal-Bello e Vinícius Vanderley.
AULÃO DE DANÇAS URBANAS com JOSIANE SUEIROS
Dançarina desde 2007. Iniciando sua carreira no Projeto Arte Luz com aulas de Ballet; Na Escola de Dança de Macaé desde 2011, com aulas de Ballet, Jazz, Danças Urbanas e Dança Contemporânea. Em 2015, começou a frequentar aulas e participar de grupos relacionados à Danças Urbanas no CIEMH2 Núcleo Cultural. E atualmente é participante do grupo profissional Represent Dance Crew e Intérprete Criadora do Coletivo Flores, atuando em diversos festivais e projetos pelo Brasil, e ministra a oficina de Danças Urbanas no projeto Artes Integradas em Curso.
O principal intuito do aulão é que a pessoa se sinta confiante de si mesmo, aprenda novas habilidades que seu corpo possa proporcionar, além da leveza. Com isso, o aulão será desenvolvido a partir de exercícios que trabalham o ritmo, memória, coordenação motora e principalmente para experimentar/mesclar os estilos das danças urbanas, buscando algo próprio para o seu corpo e proporcionando a liberdade de criação.
AULÃO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA com DANI MORETHE
Dançarina, macaense, graduanda em Dança, iniciou suas atividades aos 18 anos de idade, desenvolveu suas habilidades na área de Danças Urbanas. Com 17 anos de experiência nos palcos e bastidores, busca aperfeiçoamento e crescimento profissional artístico.
Interessada em novas experiências, têm aulas frequentes de Dança Contemporânea (atualização e aprimoramento) e Ballet Clássico.
No aulão os alunos terão novas experiências de aprendizagem, baseada na Teoria Fundamentos da Dança e na Teoria de Movimento de Rudolf Laban, onde a dança auxilia no movimento social, cultural e criativo; Trabalhar expressão corporal; Explorar movimentos para criação de outros (Improviso); Compreender a dança como valorização da Arte; Utilizar atividades do dia a dia para entender que a dança faz parte do seu cotidiano.
AULÃO DE MÚSICA/PERCUSSÃO com ANTHONY BRITO
Anthony Brito é compositor, cantor, instrumentista, palhaço, bonequeiro e arte-educador. Estudou violão clássico na UFG, construção de bonecos no Giramundo (MG) e se formou na turma de 2016 na Escola Livre de Palhaços - EsLiPa (RJ). Foi contemplado pelo Prêmio Pixinguinha (Funarte) e Prêmio Carequinha (Funarte) em 2009. Possui 8 CDs gravados e 5 espetáculos onde atuou como roteirista e diretor. Em 2013 fundou a Cia Chirulico, onde atua como diretor artístico, palhaço e musicista.
No aulão de percussão serão utilizados instrumentos construídos a partir de materiais reaproveitados e os alunos vivenciarão a prática coletiva de um bloco percussivo.
Comments